Acelerar medições de amplificador

A opção de medição do amplificador R&S®FPS-K18 em combinação com o analisador de espectro e sinal R&S®FPS e a fonte de RF vetorial SGMA do R&S®SGT100A habilita a caracterização do amplificador de alta velocidade.

Sua tarefa

A caracterização de amplificador e amplificador de potência (PA) durante produção e para verificação de design requer rotinas de medição altamente otimizadas para maximizar a taxa de transferência. Antes que se possam realizar medições do amplificador, a potência de saída do amplificador deve ser ajustada para um nível almejado. Esse ajuste de nível de potência é conhecido também como servo de potência ou loop de servo de potência. Todas as medições consecutivas, como proporção de vazamento de canal (ACLR) e medições de harmônica, são, então, feitas em um dispositivo em teste (DUT) que está transmitindo exatamente à potência de saída desejada.

O desafio é combinar nivelamento de potência com outras medições do amplificador de modo a minimizar o tempo total de teste. Uma vez que é repetido inúmeras vezes, o nivelamento de potência é um dos principais focos para redução do tempo de teste.

Solução de teste e medição

A Rohde & Schwarz oferece uma solução rápida e compacta para caracterização de amplificador com base no analisador de sinal e espectro R&S®FPS e na fonte de RF vetorial R&S®SGT100A SGMA. A opção de medição do amplificador R&S®FPS-K18 não apenas fornece todas as ferramentas necessárias para caracterizar amplificadores, incluindo PAs de rastreamento de envelope, como modelagem de DUT e pré-distorção digital (DPD). Também apresenta rotinas otimizadas para velocidade para nivelamento de potência, ACLR, harmônicas e outras medições do amplificador.

Basta um clique para iniciar o algoritmo de nivelamento de potência que converge de modo totalmente automático para a potência alvo do amplificador. Embora seja uma medição separada, é bem integrada ao conjunto de ferramentas R&S®FPS-K18. Assim, o nivelamento de potência pode ser combinado com qualquer outra medição do amplificador, como ACLR, na mesma configuração de medição, o que reduz significativamente o tempo de configuração.

Dois recursos exclusivos do R&S®FPS e do R&S®SGT100A reduzem ainda mais o tempo de teste: handshaking de disparo de hardware e uma conexão LAN direta de alta velocidade para nivelamento de potência (potência servo).

Disparo padrão e de handshake
Disparo padrão e de handshake: disparos padrão (parte superior) operam a uma frequência constante. Com o handshake de disparo (parte inferior), o gerador reinicia a forma de onda para iniciar o evento de disparo quando o analisador está pronto para a medição seguinte.
Abrir o Lightbox

Handshake de disparo reduz o tempo de teste

O disparo é um recurso usado com frequência que permite um menor tempo de medição a uma dada repetibilidade. Porém, aumenta o tempo de latência, já que o analisador precisa esperar o sinal do disparo. O handshake de disparo reduz o tempo de latência a um mínimo, uma vez que o analisador sinaliza diretamente quando está pronto para medir. Em troca, o gerador de sinal reinicia imediatamente sua forma de onda, gerando o evento de disparo. Esses instrumentos sincronizados diminuem o tempo de latência a apenas alguns milissegundos.

Conexão LAN de alta velocidade

Um nivelamento de potência preciso requer comunicações rápidas entre os instrumentos. Isso é fornecido por uma conexão LAN de alta velocidade direta entre o R&S®FPS e o R&S®SGT100A. A combinação de atenuação digital (escala digital do sinal) e um link de comunicações de baixo nível torna possível controlar a potência de saída do gerador geralmente dentro de 130 μs.

Fornecendo uma faixa de frequência de até 40 GHz, o R&S®FPS é ideal para medições de harmônicas. Diferente de outras soluções, o R&S®FPS pode medir com supressão de imagem até mesmo a 40 GHz. Em modo de alta velocidade, a estabilização de frequência a 40 GHz geralmente leva cerca de 3,1 ms; para frequências abaixo de 7 GHz, leva apenas 2,5 ms.

O R&S®FPS com a opção R&S®FPS-K18 e o R&S®SGT100A geralmente concluem um loop de potência e uma medição de ACLR dentro de 2,7 ms. Uma medição de harmônicas adicional (segunda e terceira, com fundamental a 3,8 GHz e harmônicas a, respectivamente, 7,6 GHz e 11,4 GHz) pode ser feita em cerca de 11 ms.

A opção de medição de amplificador R&S®FPS-K18 combinada com o R&S®FPS e o R&S®SGT100A é uma solução de teste altamente versátil, apresentando alta precisão e alta velocidade ao mesmo tempo. Ambos são os principais parâmetros para reduzir o custo de testar em produção e realizar a verificação de design de amplificadores.

Configurar para medições de PA de alta velocidade
Configurar para medições de PA de alta velocidade

Soluções relacionadas