Compartilhar uma referência de 1 GHz para obter sinais com coerência de fase

A estabilidade de fase ao longo do tempo é uma característica fundamental para sinais com coerência de fase. Um sinal de referência comum de 1 GHzmantém a alta estabilidade de fase entre as saídas de RF de diversas fontes de RF vetorial R&S®SGT100A SGMA.

Sua tarefa

Os sinais com coerência de fase são necessários para o teste de dispositivos em muitas aplicações em diversas indústrias. Os múltiplos sinais de teste envolvem um número de fontes de sinal que precisam ser sincronizados. Uma característica fundamental do sistema com coerência de fase é a sua estabilidade de fase. Compartilhar o sinal de um oscilador local comum (LO) é o método preferencial para obter uma excelente estabilidade de fase de diversas fontes de sinal até o intervalo de frequência de micro-ondas. No entanto, muitas fontes de sinal não fornecem uma interface LO padrão e, portanto, requerem gastos adicionais com hardware e software. Por outro lado, todos os geradores de sinais normalmente oferecem 10 MHzde entrada e saída de referência padrão para finalidades de sincronização.

Esse sinal do oscilador de referência de 10 MHztambém pode ser compartilhado entre diferentes geradores de sinais. Mas, na maioria dos casos, a estabilidade de fase que pode ser obtida é insuficiente para as aplicações com coerência de fase.

Acoplamento de referência de 1 GHz versus 10 MHz
Acoplamento de referência de 1 GHz versus 10 MHz: a estabilidade de fase do acoplamento de referência de 1 GHz (azul) é significativamente melhor do que o acoplamento de 10 MHz (laranja) com saída de RF de 6 GHz e temperatura constante acima de 90 minutos.
Abrir o Lightbox

Solução de teste e medição

A fonte de RF vetorial compacta R&S®SGT100A SGMA da Rohde & Schwarz fornece não somente 10 MHz de referência, mas também 1 GHzadicional de referência como padrão. Comparado a 10 MHz, um sinal de referência de 1 GHz aumenta significativamente a estabilidade de fase que pode ser obtida entre as duas fontes de sinal. Como a sincronização é multiplicada por 100, as flutuações de fase relativas entre as fontes podem ser reduzidas.

Referência de 1 GHz versus acoplamento do OL
Acoplamento de referência de 1 GHz versus acoplamento do OL: a estabilidade de fase do acoplamento de referência de 1 GHz (azul) é próxima do acoplamento do OL (verde) com saída de RF de 6 GHz e temperatura constante acima de 90 minutos.
Abrir o Lightbox

Os resultados que podem ser alcançados usando uma referência de 1 GHzestão próximos de uma excelente estabilidade de fase que pode ser obtida com o acoplamento do OL, especialmente para medições de curto prazo.

Como a referência de 1 GHzestá disponível por padrão, ela é uma alternativa de baixo custo para aplicações selecionadas que requerem sinais com coerência de fase. Especialmente em frequências de RF inferiores já que o desempenho da estabilidade de fase melhora com saídas de RF inferiores. A estabilidade de fase resultante a 500 MHz, por exemplo, é excelente

O acoplamento de referência também é necessário para sistemas com coerência de fase com diferentes frequências de saída de RF, uma vez que os sistemas acoplados pelo OL suportam apenas frequências de RF idênticas. A referência de 1 GHzdo R&S®SGT100A permite alcançar uma excelente estabilidade de fase nas aplicações onde a coerência de fase com diferentes frequências de RF é necessária.

O R&S®SGT100A é uma solução compacta e de baixo custo para sistemas com coerência de fase de até 6 GHz..

Acoplamento Entrada/saída Observação
REF de 10 MHz entrada/saída padrão
REF de 13 MHz
entrada padrão
REF de 100 MHz entrada padrão
REF de 1 GHz entrada/saída padrão
LO entrada/saída opcional
Fase relativa ao longo do tempo em saída de RF de 500 MHz e temperatura constante
Fase relativa ao longo do tempo em saída de RF de 500 MHz e temperatura constante

Soluções relacionadas