Medição da corrente de inrush

Todos os dispositivos eletrônicos têm partes capacitivas ou indutivas que geram corrente de inrush quando ligados. Isso é mais do que apenas uma parte das operações - é um aspecto vital e exige uma fiscalização cuidadosa. Os analisadores de potência R&S®NPA são o instrumento certo para o trabalho.

Sua tarefa

De arranjos de portas programáveis em campo até máquinas de perfuração, praticamente todos os componentes ou dispositivos têm uma corrente de inrush que excede bastante a corrente operacional normal. A corrente de inrush é especialmente importante para fontes de alimentação de modo de comutação. A corrente de inrush precisa ser determinada corretamente para desenvolver de forma adequada os circuitos ou calcular os fatores relevantes para a segurança.

A solução da Rohde & Schwarz

O analisador de potência R&S®NPA501 e o testador de conformidade R&S®NPA701 adquirem e processam continuamente os sinais em tempo real com um alto alcance dinâmico. O visor versátil fornece resultados rápidos e confiáveis.

O intervalo de medição de corrente interna abrange de ±15 mA a ±60 A (pico). Um sensor adicional pode ampliar a faixa de medição da corrente. A entrada pode ser combinada com resistores externos de detecção de corrente para exibir faixas de corrente menores ou combinada com pontas de prova de corrente para exibir faixas maiores. A ponta de prova de corrente R&S®HZC51 amplia a faixa de medição de corrente em até ±1000 A.

Exibição numérica dos valores medidos
Exibição numérica dos valores medidos
Abrir o Lightbox

Exibição numérica

Se apenas a corrente de inrush máxima precisar ser medida (por exemplo, para determinar a espessura do cabo), um visor numérico poderá ser usado para visualizar os resultados de forma direta. O valor de pico é o IPPeak. Se for necessário capturar valores atípicos, o dispositivo em teste deverá ser desligado e ligado várias vezes. O valor de pico máximo é determinado com a função « Peak Hold » (limite de pico).

A faixa de corrente deve ser definida manualmente para atingir a corrente esperada utilizando o botão « Range Up » (aumentar intervalo). O modo « Autorange » (faixa automática) pode ser reativado mantendo o botão « Range Up » pressionado

Exibição do gráfico de tendências com seis exemplos de operações de ligação do dispositivo em teste
Exibição do gráfico de tendências com seis exemplos de operações de ligação do dispositivo em teste
Abrir o Lightbox

Exibição do gráfico de tendências

A exibição do gráfico de tendências mostra as diferenças entre as operações individuais de ativação. As características de diversas operações de ativação podem ser facilmente registradas e comparadas.

O botão « Hold » (espera) pausa as medições. Manter pressionado o botão « SAVE/RECALL » (salvar / lembrar) irá salvar uma captura de tela em uma unidade USB.

Exibição de inrush de uma furadeira durante a ligação
Exibição de inrush de uma furadeira durante a ligação
Abrir o Lightbox

Exibição de inrush

A exibição de inrush fornece análises mais precisas das operações de ativação (por exemplo, para determinar a integral de Joule de um fusível). A aquisição não compactada de até 8192 pontos de tensão e corrente é possível com um período de registro de 16 milissegundos a 67 segundos. Várias opções de disparo também estão disponíveis. O botão « ACQ TIME » (tempo de aquisição) pode ser usado para ajustar o tempo de aquisição conforme necessário.

Documentos de medição

Após uma medição bem-sucedida, os dados precisos podem ser facilmente salvos em uma unidade USB na forma de um arquivo CSV configurável. Então, os dados podem ser avaliados em um computador usando um software padrão de processamento de dados.

Resumo

O analisador de potência R&S®NPA501 e o testador de conformidade R&S®NPA701 da Rohde & Schwarz medem eficientemente a corrente de inrush em dispositivos para ajudar no desenvolvimento de circuitos e nos cálculos de componentes de segurança. Eles oferecem análises em tempo real, faixas de medição de corrente ampliáveis e visualizações de dados personalizáveis para a obtenção de resultados precisos.

Avaliação de dados, por exemplo, em Excel ou MATLAB®
Avaliação de dados, por exemplo, em Excel ou MATLAB®