Nossos funcionários

6G: Treino de remada e prêmios para uma equipe imbatível

A inovação encontra as mentes brilhantes – uma apresentação de três de nossos colegas que trabalham na Rohde & Schwarz como gerentes tecnológicos. Eles vêm trabalhando em todos os aspectos relacionados às tecnologias 4G, 5G e 6G há muitos anos. Mas como eles veem seus trabalhos e como pensam que o futuro será?

Meik Kottkamp

4 perguntas para Meik, nosso entusiasta em remada e especialista em comunicações sem fio

Como um gerente tecnológico de comunicações sem fio, quais são os desafios que você vê para o 6G?

Eu associo as gerações anteriores de comunicações sem fio com diferentes períodos da minha vida: quando o 2G chegou, eu tinha mais ou menos 20 anos. Quando o 3G, o 4G e o 5G foram introduzidos, eu tinha 30, 40 e 50 anos, respectivamente. E estou ansioso para chegar aos 60 quando o 6G entrar no mercado – se ele realmente for lançado em 2030, como todos esperam. Todas as gerações impõem desafios técnicos, mas o maior desafio da próxima geração é assegurar que possamos utilizar esses canais ampliados de comunicações com segurança e confiar em todos os aspectos deles.

Há uma ótima foto sua em que você está em um aparelho no seu home office. Como o 6G poderia mudar isso?

A combinação de comunicações e dos mundos real e virtual são marcos tecnológicos do 6G. Imagino que eu poderia estar remando em um lago real e compartilhando a experiência – e a vista fantástica – ao vivo com meus amigos.

Meik em um aparelho de remada em seu home office

Descreva nossas vidas com 6G em três expressões.

Melhor, mais rápida e mais eficiente seriam as três expressões mais comumente utilizadas para descrever todos os avanços. E, naturalmente, o desempenho dos sistemas celulares sem fios também vão aprimorar na medida em que as próximas gerações chegarem. Mas acredito que o 6G coloca novos desafios em foco, por isso, prefiro descrever nossas vidas com o 6G como interconectadas, combinadas e sustentáveis.

Ao pensar no futuro, qual você acha que vai ser a mais interessante inovação possível devido ao 6G?

Da perspectiva do usuário final – e tendo em mente principalmente usuários de smartphone – acredito que serão as possibilidades abertas pela realidade aumentada e pelo controle por gestos. Também será interessante ver até que ponto as informações do ambiente podem ser utilizadas para otimizar a transmissão de dados. Isso sem mencionar todos os desenvolvimentos que surgem por acaso, mas mudam completamente nossas vidas. Nos anos 90, quem poderia dizer que enviar menos caracteres por mensagem de texto transformaria SMS em uma história de sucesso global? O futuro é sempre imprevisível e tenho orgulho em contribuir um pouco todos os dias para transformá-lo.

Reiner Stuhlfauth

4 perguntas para Reiner, nosso entusiasta de webinars

Você está na Rohde & Schwarz por mais de 22 anos – primeiro como instrutor e agora como gerente tecnológico – você pode compartilhar conosco algum desafio específico que teve que superar?

Quando comecei a trabalhar como instrutor, lembro que perguntava a mim mesmo: "O que devo fazer quando alguém fizer uma pergunta que não posso responder na hora?" Meu mentor na época recomendou que eu fosse honesto e dissesse: "Desculpe, eu não sei responder agora, mas vou entrar em contato com você assim que tiver a resposta". Essa recomendação mostra por que temos um nível de conhecimento tão profundo na Rohde & Schwarz: sempre existe um membro da equipe que pode ajudar.

Em nossa intranet, seu colega Jeremy nominou você como um entusiasta em webinar e você recebeu um prêmio. Por quê?

Uma quantidade muito grande de pessoas participou de meu webinar sobre conectividade 5G para veículos em 2021 e a publicação técnica disponível sobre o tema foi baixada milhares de vezes. Isso nos mostrou que tanto o público em geral quanto nossos clientes estão interessados em 5G para o setor automotivo, por isso estamos planejando mais atividades e eventos nesta área.

Entusiasta em webinars Reiner (à esquerda) recebe um prêmio de seu colega (à direita)

Quantos webinars você já ministrou sobre 5G e 6G?

... muitos. Nos últimos dois anos provavelmente 10, a maioria deles sobre 5G. Estar junto com o público é muito importante para mim. No passado, eu fazia viagens para apresentar seminários em vários locais do mundo na Rohde & Schwarz, por exemplo, na América do Norte. Era muito divertido e tenho lembranças muito boas desta época, espero continuar a poder fazer isso assim que a pandemia terminar.

Ao pensar no futuro, o quão longe estamos do 8G? Quem ou o que vai se comunicar?

Nossa habilidade de nos comunicarmos é o que faz com que nós, seres humanos, sejamos especiais. Por isso, realmente acredito que as pessoas sempre estarão em foco – mesmo com o 8G – e que somente as formas como nos comunicamos uns com os outros irão mudar. Quando vamos alcançar o 8G? Provavelmente em 2050, mas, para ser honesto, é incrivelmente difícil prever o futuro...

Taro Eichler

4 perguntas para Taro, nosso especialista na Ásia

Você, Meik e Reiner são uma equipe: O que faz com que vocês sejam imbatíveis?

Somos todos especialistas em comunicações sem fio, mas todos temos uma área de especialização; isso significa que podemos complementar uns aos outros incrivelmente bem. No centro dessa especialização técnica está Reiner, que também é um grande especialista em ministrar webinars e workshops de liderança. Meik tem uma experiência enorme em padronização e é um especialista em 5G para a Indústria 4.0 na Europa, principalmente na região Norte da Europa. Quanto a mim, passei 10 anos pesquisando na área de óptica quântica, por isso tenho grande interesse nas possibilidades que as novas tecnologias fotônicas abrem para o 6G. Mas também trabalhei no Japão por 6 anos, por isso concentro meu foco na Ásia.

Você participou da Globecom Conference da IEEE em Madri, em dezembro de 2021 e trouxe uma foto interessante. O que a foto mostra?

A foto foi tirada durante uma demonstração de uma medição de canal em 300 giga-hertz. O mais especial sobre a foto é que realizamos essa demonstração ao vivo em nosso estande da Rohde & Schwarz, o que significa, por exemplo, que podíamos ver como a movimentação das pessoas ao redor influenciava o canal de rádio. E o pequeno pico que podemos ver no monitor é o sinal refletindo fora da parede. Fomos os únicos a fazer uma demonstração como essa e recebemos excelente feedback na conferência.

Demonstração de uma medição de canal em 300 giga-hertz

Vários grupos de estudantes já visitaram o campus em Munique e assistiram nossas aulas. Qual é a importância de inspirar jovens talentos para seu trabalho como gerente tecnológico?

É essencial! Por esta razão, eventos acadêmicos ou que combinam instituições acadêmicas e indústrias – como a conferência em Madri – são tão importantes para mim. Claro que as feiras comerciais, geralmente dominadas pela indústria, também têm sua importância. Despertar o interesse das pessoas mais jovens nas inovações da Rohde & Schwarz é algo muito divertido. Afinal, se queremos promover avanços na direção autônoma e na realidade aumentada, precisamos de jovens talentos motivados e ambiciosos para colocar suas ideias em prática e impulsionar em conjunto as inovações.

Ao pensar no futuro, qual será o primeiro dispositivo 6G na sua casa?

Provavelmente será meu telefone. Mas também toco violino em uma orquestra, então tenho muito interesse em saber o que o futuro reserva e se poderemos tocar juntos virtualmente em qualidade aceitável. Apesar de a pandemia certamente ter mostrado que os encontros em pessoa são insubstituíveis...