Artigo sobre funcionários

Solicitar o reembolso de despesas no deserto

Quem poderia imaginar que uma manutenção rotineira de antenas no deserto colombiano iria se transformar em uma questão de vida ou morte?

Em setembro de 2018, dois de nossos funcionários da Rohde & Schwarz da Colômbia saíram em uma viagem de negócios para realizar a manutenção final em um sistema de antenas recém-implementado no deserto colombiano. O que o técnico e o engenheiro de aplicações não sabiam naquele momento é que eles não esqueceriam tão cedo dessa viagem.

Deserto debaixo d'água! Quando dois dos nossos funcionários saíram em uma viagem de negócios para realizar a manutenção em um sistema de antenas no deserto colombiano, eles foram pegos de surpresa por chuvas fortes.

Após diversos dias trabalhando no deserto, o tempo ainda não tinha melhorado e os suprimentos estavam acabando. Algo estava bem claro naquele momento: eles precisavam de ajuda urgentemente!

Felizmente, os nossos colegas sabiam da existência de uma aldeia indígena nas proximidades. Então, eles se desviaram das diretrizes do processo da Rohde & Schwarz e partiram em direção ao povoado.

Os índios, ao perceberem que os nossos colegas estavam em grandes dificuldades, ofereceram a eles uma cabra. E, como não tinha sobrado quase nada, eles comeram carne de cabra todos os dias. Por oito dias consecutivos.

Por fim, os nossos funcionários voltaram para casa sãos e salvos. Mas uma coisa é certa: eles não se esquecerão tão cedo dessa viagem.

Começo difícil

Os problemas surgiram logo no começo. O percurso de carro até o sistema de antenas, que inicialmente deveria demorar 10 horas, acabou levando o dobro do tempo. O motivo: chuvas fortes. Após cinco dias trabalhando no deserto, o tempo ainda não tinha melhorado e estava claro que tinha se tornado uma questão de sobrevivência!

As chuvas fortes combinadas com as péssimas condições da estrada fizeram os dois funcionários ficarem totalmente isolados do resto do mundo. Os suprimentos criteriosamente calculados estavam acabando e durariam, no máximo, por mais três dias.

Sobrevivendo em uma aldeia indígena

Enquanto as chuvas fortes continuavam, eles faziam contato com a subsidiária a cada poucas horas, conforme orientado pelas diretrizes do processo. Por fim, a escassez de suprimentos não deixou a eles outra opção, e eles tomaram uma decisão. Então, eles se desviaram das diretrizes do processo da Rohde & Schwarz e partiram em direção ao povoado; uma das aldeias indígenas das quais eles já tinham conhecimento.

Os índios, ao perceberem que os nossos colegas estavam em grandes dificuldades, ofereceram a eles uma cabra. Uma cabra viva. E não foi de graça. Então, eles juntaram todo o dinheiro que tinham em mãos para comprá-la. E, como não tinha sobrado quase nada, eles comeram carne de cabra por oito dias consecutivos. No café da manhã. No almoço. No jantar. Eles ainda coletaram água da chuva para beber, cozinhar e tomar banho.

Solicitar reembolso de despesas de forma criativa

Depois de resolver a questão da própria sobrevivência, eles começaram a refletir: "Como vamos solicitar o reembolso do que gastamos para comprar essa cabra aqui no deserto?" Essa situação inusitada exigiu um pouco de criatividade da parte deles e flexibilidade dos colegas do departamento de despesas de viagens: como documentação, eles aceitaram uma foto de antes e depois dos aventureiros: a primeira mostrando a cabra ainda viva e a segunda mostrando a cabra pronta para ser comida.

A confiabilidade da antena de transmissão recém-implementada foi comprovada. Assim como a dos nossos funcionários, que superaram essa situação extraordinária com bravura. Uma coisa é certa: raramente, os engenheiros da Rohde & Schwarz precisam comprovar as suas competências de sobrevivência na rotina diária de trabalho.