© Doppelmayr Seilbahnen GmbH

Artigos da Rohde & Schwarz

Mobilidade do futuro com LANCOM

Em La Paz, na Bolívia, as pessoas preferem andar de teleférico do que dirigir. Os componentes da rede local sem fios da LANCOM ajudam a garantir que 300.000 passageiros por dia não sejam deixados na mão

Voltar à visão geral da revista
Updated on mai. 13, 2024 🛈
Originally published on set. 30, 2020

Em todo o mundo, as grandes cidades estão sufocadas pelo trânsito e La Paz, sede do governo da Bolívia, não é uma exceção. Mais de dois milhões de pessoas vivem na grande área metropolitana da cidade que fica 3.000 a 4.100 metros acima do nível do mar, no coração dos Andes. Construções de tijolos avermelhados aglomeram-se em um vale aninhadas lado a lado umas das outras nas encostas íngremes. Na parte oeste, o concreto cinzento se mistura ao tom avermelhado dos tijolos. A uma altitude de 4.100 metros no planalto Altiplano, o ar é ainda mais rarefeito e La Paz se mistura com a cidade vizinha, El Alto.

Quase um milhão de pessoas vivem no local que antes era um povoado de trabalhadores. "O lugar ao alto", significa o nome El Alto em Português, é principalmente uma parte residencial da cidade. Ir para o trabalho ou aos compromissos em autoridades públicas geralmente significa uma viagem de descida do vale até La Paz. Antigamente, era preciso uma jornada de até duas horas pela estrada – em um micro-ônibus lotado ou de carro no trânsito engarrafado. A topografia local possibilita a existência de poucas vias principais amplas entre La Paz e El Alto, e as extremas inclinações tornam a construção de linhas de metrô tecnicamente impossível.

"As cores de La Paz" – viajar em cabines coloridas

Em La Paz, uma rede de teleféricos paira no ar como alternativa aos meios de transporte públicos e, desde 2014, as cabines coloridas flutuam silenciosamente e sem emissões de gases poluentes sobre o mar e a cidade. As cabines vermelha, verde, azul clara, azul escura, amarela, laranja, roxa, marrom, branca e prateada pertencem todas à Mi Teleférico, a maior rede urbana de teleféricos do mundo – e também a mais longa, com mais de 30 quilômetros.

As dez atuais rotas oferecidas pela Mi Teleférico abrangem 26 estações e conectam El Alto e La Paz, bem como as zonas Norte e Sul de La Paz. Agora o trânsito entre as duas cidades vizinhas pode ser feito em muito menos tempo do que era preciso antes de ônibus ou de carro. A 65 metros acima do solo, pode-se relaxar e aproveitar a vista para as montanhas. Em dias ensolarados, o Monte Illimani coberto por neve com mais de 6.400 metros de altura e próximo a La Paz parece estar ao alcance das mãos.

As cabines coloridas do Mi Teleférico combinam com a cidade e a cultura de La Paz. © Doppelmayr Seilbahnen GmbH

Solução Wi-Fi assegura segurança e tranquilidade

O sistema de transporte aéreo é conhecido como telecabine monocabo, construído pelos especialistas austríacos em teleférico da Doppelmayr. Cada uma das quase 1.400 cabines pode transportar até dez pessoas. Mais de 300.000 passageiros utilizam a rede todos os dias, e este número chega com a dobrar nos dias de maior movimento. Para assegurar que os passageiros cheguem ao destino com segurança, de maneira confiável e confortável, a rede é equipada com um avançado sistema de comunicações. Esse sistema foi desenvolvido e implementado pela LOOP21, empresa parceira da LANCOM Systems, uma filial da Rohde & Schwarz. A LANCOM forneceu os componentes Wi-Fi necessários para o tráfego de dados.

Em conjunto, a Doppelmayr, a LOOP21 e a LANCOM Systems concluíram diversos projetos de teleféricos em regiões de elevadas altitudes em todo o mundo. Como exemplo, os sistemas Wi-Fi dos teleféricos Penkenbahn no Ziller Valley, na Áustria; e os teleféricos Hochkönig na região dos Alpes de Berchtesgaden, na Alemanha, utilizam soluções Wi-Fi da LANCOM Systems. "Como parte da rede de transporte público, o Wi-Fi em teleféricos urbanos tem que ser capaz de muito mais do que em um teleférico nos Alpes," explica Michael Müller, Vice-Presidente da área de Wi-Fi e Interruptores na LANCOM Systems. "A infraestrutura de Wi-Fi é utilizada não somente para fornecer hotspot de internet para passageiros, mas também para uma ampla gama de funções relacionadas à segurança." Essas funções incluem sistemas de interfone nas cabines para fornecer informações, fazer chamadas de emergência, para vigilância por vídeo ao longo da rota, monitoramento de torres e mecanismos de roldanas. Tudo isso somente é possível com Wi-Fi disponível continuamente.

Teleférico em La Paz funciona com pontos de acesso da LANCOM

No coração da solução de Wi-Fi por trás da rede de teleféricos de La Paz, estão os pontos de acesso Wi-Fi instalados nas torres e cabines. Todo o tráfego de dados entre o centro de controle e o sistema de comunicações nas cabines passa por esses pontos de acesso. No topo das torres de teleféricos foram instalados pontos de acesso Wi-Fi especialmente desenvolvidos para utilização em ambientes externos. Em La Paz, esses pontos de acesso têm que ser extremamente resistentes: o planalto andino tem muita poeira, muito vento e frio. O hardware da LANCOM Systems é praticamente predestinado para o projeto, pois ele é capaz de resistir até mesmo às mais adversas condições climáticas. Com sua carcaça protetora especial, os pontos de acesso da LANCOM Systems funcionam de maneira confiável mesmo em temperaturas extremas entre –33 °C e +70 °C.

Os pontos de acesso são equipados com antenas direcionais que direcionam o sinal Wi-Fi especificamente para o trecho da rota a ser coberto pela cabine. Os pontos de acesso também estão instalados na parte superior das cabines, a partir de onde eles coletam o sinal e o transmitem ao Sistema de comunicações para mobilidade (Mobility Communications System - MCS) – o sistema de comunicações desenvolvido pela LOOP21 – dentro da cabine. Sistemas de alto-falantes e interfones, câmeras de segurança, controles para-raios e botões de chamada de emergência estão todos conectados através do MCS. Com base nos componentes Wi-Fi da LANCOM Systems, o MCS também fornece hotspot para os passageiros acessarem a internet. Os pontos de acesso são controlados de maneira centralizada por um controlador Wi-Fi nas estações e conectados à internet através de fibra óptica. A energia para o MCS em cada cabine vem de baterias recarregáveis por energia solar.

Desde os Andes até as cabines em Giggijoch na Áustria – os pontos de acesso LANCOM são utilizados em teleféricos de todo o mundo. © LOOP21 Mobile Net GmbH

Condições de instalação extremas

O complexo projeto de teleféricos Mi Teleférico em La Paz foi especial por diversas razões. O fato de que as atividades na cidade tinham que continuar com todo o trânsito normal foi somente um dos menores desafios. "Nem mesmo a logística de contêineres desde o porto percorrendo todo o trajeto até uma altitude de 4.600 e até La Paz pôde ser feita diretamente," lembra Torsten Bäuerlein, Gestor de Projeto na Doppelmayr Seilbahnen GmbH. "A organização do espaço marcada por uma densidade extrema de construções e o intenso movimento de pessoas e veículos na cidade impôs grandes demandas para nós, tais como a utilização de mecanismos de elevação por guindastes operados sem visibilidade direta, por trás de fileiras de casas. Para assegurar a segurança dos habitantes locais, drones especialmente desenvolvidos foram utilizados ao invés de um helicóptero durante o voo preliminar para posicionamento do cabo."

A instalação e o alinhamento dos pontos de acesso para ambientes externos também foram um teste de equilíbrio. O Sistema de comunicações para mobilidade (Mobility Communications System - MCS) foi instalado previamente na LOOP21, na Áustria, mas os pontos de acesso para ambientes externos nas 186 torres da rede tiveram que ser instalados no local. Os alinhamentos também exigiram delicadeza. Em áreas urbanas, é comum que ocorram interferências de outras redes de radiocomunicação e isso tem que ser considerado ao alinhar as antenas.

A instalação e o alinhamento dos pontos de acesso para ambientes externos demandaram delicadeza e precisão no trabalho.

O teleférico como parte da vida na cidade

Um destaque especial para os participantes do projeto foi poder observar de perto como a rede urbana de teleféricos em La Paz mudou para melhor a vida das pessoas. La Paz e El Alto se aproximaram ainda mais com a conexão muito mais rápida por via aérea. A apesar dos teleféricos como meio de transporte antes do projeto serem praticamente desconhecidos na Bolívia, sua popularidade aumentou de maneira extremamente rápida. "O mais inovador nesse projeto é sua intermodalidade," enfatiza Torsten Bäuerlein, Gestor de Projeto na Doppelmayr Seilbahnen GmbH. "A rede de teleféricos se tornou parte da vida na cidade, em harmonia com a infraestrutura existente. Graças a sua completa acessibilidade, tanto no embarque nas cabines e nas áreas através das estações, o teleférico pode ser utilizado confortavelmente como meio de transporte público por todos: jovens ou velhos, em cadeiras de roda ou com bicicletas, por famílias, executivos e turistas com bagagens." Outro efeito positivo é que a rede de teleféricos ajuda a cidade a se desenvolver ainda mais, com novas ofertas de serviços que aparecem ao redor das estações. Por último, mas não menos importante: uma melhor mobilidade cria novas oportunidades para as pessoas em La Paz, tais como melhores empregos e acesso a instituições de educação.

Em La Paz, o teleférico se tornou um meio de transporte popular em pouquíssimo tempo. © Doppelmayr Seilbahnen GmbH

Mais artigos

Cobertura onipresente

Conhecimentos valiosos em versão expressa

Cobertura onipresente

As redes não terrestres podem estender a rede móvel a lugares que antes pareciam inalcançáveis. Este é mais um passo rumo a um mundo interconectado.

Leia o artigo inteiro
De olho no 6G

Conhecimentos valiosos em versão expressa

De olho no 6G

A próxima geração de comunicações móveis, 6G, é promissora não só pelas aplicações fascinantes, mas também pelo maior foco na sustentabilidade

Leia o artigo inteiro
Uma breve história das comunicações móveis: do 1G ao 6G

Conhecimentos valiosos em versão expressa

Uma breve história das comunicações móveis: do 1G ao 6G

Cinco gerações de padrões celulares mudaram de forma significativa nossas vidas e o mundo das comunicações móveis continua evoluindo.

Leia o artigo inteiro